terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Os calções .

Eu fui de Lisboa a Sintra,,
a casa da Tia Jacinta
para me fazer uns calções;
mas a pobre criatura
esqueceu-se da abertura,
para as minhas precisões .

.

Desde miúdo, que carrego comigo uma dúvida sistemática,
será que as pessoas crescem para cima ou para baixo .

Se crescem para cima, porquê então, ao aumentar a idade, 
todos os anos ficava com mais pernas à mostra ?!.

Portanto, só podia crescer para cima .

Tenho outro problema antigo, de solução mais fácil, ainda
que de resolução mais elaborada .

Lá em casa somos 5 irmãos, quatro deles nascidos em esca-
dinha, com intervalos de 1 ano a ano e meio .

Todos os anos, por volta do começo das aulas, a roupa sofria
um pequeno improvement - era a altura de acertar e mudar 
os calções . A roupa passava de uns para os outros, o mais
velho tinha direito a uns calções novos, e todos recebiam, à 
vez os dos outros mais novos . 
E assim, sucessivamente .

O irmão mais novo, ao fim das 3 mudanças, tinha que levar
fundilhos no cú .

No poupar, é que estava o ganho .

Já naquele tempo se tirava proveito da arte da reciclagem
invocando a lei dos 3 RR.s :

- Recuperar

- Remendar

- Reutilizar .

.

Um outro estratagema, era preservar os livros de estudo, 
de mão em mão, chegando cada um dos mais utilizados, por
exemplo, os livros de Filosofia e Matemática, a percorrer as
aulas, dez ou doze anos .

No fim, por mais dedicação que houvesse, os papéis iam di-
rectamente para o lixo .

.