segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Aguarelas - 7.

Trabalhos feitos ou em curso .

A primeira tentativa que abordei com as aguarelas, foi com paisagens
de montanhascom diluições sucessivas .
Saíu bem, mas não eram aguarelas .

Fiz depois colagens de Estátuas de Lisboa, aplicadas em paisagens 
a aguarela, numa zona, ou um monumento característico da Capital .

Durante a 1ª Guerra do Iraque (uma monstruosa mistificação ), todos
os dias fazia um pequeno desenho aguarelado, ou mesmo aguarela, se-
guindo o evoluir dos massacres levados a cabo pelas tropas de Bush Pai .
No dia em que me senti totalmente enganado, acabei .

No passeio realizado á então URSS, em Kiev, estava um tipo a desenhar,
cortando o papel com uma tesoura, ainda por cima a realizar o perfil da
minha mulher . Parei e fiquei á espera de ele me dar o desenho, em tro-
ca de um Dólar .

Outra vez, em Paris, no Museu da UNESCO, levei horas a admirar os tra
balhos dos artistas chineses, desenhos feitos em papel vermelho, no que se 
considera a Arte Nacional da China, em dezenas de grandes artistas, com-
pondo enormes e meticulosas paisagens, desenhadas a tesoura os xizato, ou
mesmo bisturi  .

As colagens foram sempre para mim uma grade paixão, tendo já executa-
do vários milhares de colagens, visando vários temas, de que saliento a
imensa série das paisagens da terra .

Mais tarde, aventurei-me a fazer paisagens, com outros materiais, designa-
damente, com materiais vegetais diverso .

Ainda por mostrar em público, tenho uma série de desenhos inéditos, em que
se utiliza a colagem de papéis coloridos, deixando intervalos para obter efeitos 
de luz, entre os pedaços de papel, assim dando realce à luminosidade dos tra-
balhos .
..
.